segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Como explicar isso aos psicólogos e/ou psicanalistas?

Alguns psicólogos e/ou psicanalistas retraem-se ao ouvir frases como "Graças a Deus", "Se Deus quiser", "Tenho fé em Deus", ou melhor, se simplesmente mencionarmos a palavra "Deus", eles sentem calafrios.

Normal, eles vem de uma formação que reflete muito os estudos de Freud, que associa muitos dos nossos problemas ao nosso sistema de crenças, inclusive (ou principalmente) religiões, que, segundo afirmava, geram bloqueios psicológicos e sentimentos de culpa, por não conseguirmos enquadrar-nos cem por cento na ética e moral religiosa e por somarmos, ainda, a todos os nossos medos, o medo que sentimos de Deus (Carl Jung é o outro lado da moeda, pois nos seus estudos conciliou com maestria psicanálise, fé e religião, porém os profissionais mais materialistas preferem a abordagem freudiana).

Bom, não quero iniciar um debate sobre acreditar ou não em Deus, até porque, acredito em Deus de toda a minha alma, mas respeito o direito daqueles que não crêem e não querem crer, é um direito de cada um, seja médico, psicólogo, doente mental, ou qualquer outra pessoa deste mundo.

Mas alerto os profissionais de psicanálise, psicologia e mesmo de psiquiatria, que ao tratarem um paciente com pânico e/ou depressão profunda e o paciente sinalizar de alguma forma que acredita em Deus, não devem perder o foco do tratamento simplesmente para tentar fazê-lo desacreditar em Deus, ou, utilizando um termo técnico da área, tentar mudar seu sistema de crenças. E explico o porquê: a fé em si não tirará o paciente do estado de pânico, já que, pelo menos no caso do bipolar, o pânico e depressão não são de origem psicológica e nem espiritual, são de origem física mesmo, mas a fé em Deus, e quanto maior for ela, conseguirá muitas vezes que o pânico trabalhe a favor do próprio paciente.

Interessante, não? E quer saber porque?

Simplesmente porque quem não acredita em Deus tem mais facilidade para matar-se, porque para ele a morte não acarreta consequências, só soluções, pois não acredita em ressurreição e Juízo Final, nem em céu e inferno. Para ele é mais fácil ter coragem para matar-se, por acreditar que após morrer virará adubo e tudo acabará, e haverá somente o nada, o vazio absoluto, a não existência, e isto para ele significa paz. Agora, para aquele que acredita em Deus ocorre algo diferente: por causa da depressão ou do pânico ele pensa em matar-se, com a intenção de descansar para sempre, mas, como o doente mental em estado de pânico ou depressão profunda tende a acreditar que sempre acontecerá algo pior, ele teme que esse descanso oferecido pela morte seja apenas ilusão, e que, após morrer, acorde com a sensação de ter dormido apenas uma noite de sono e seja apresentado diante do Tribunal Eterno como um homicida, como o assassino de si próprio, e teme por isso encontrar rapidamente um inferno muito maior que aquele que já está atravessando. Não quero dizer com isso que todos que suicidam-se não são religiosos ou não acreditam em Deus, não é isso que eu quis dizer, mas enquanto houver um mínimo de razão, por mais forte que seja a crise, o doente mental que é religioso, praticante ou não, consegue temer o pós-morte na mesma proporção que teme continuar vivo, e isso acaba gerando um equilíbrio.

E o ato de acreditar em Deus, senhores, para os doentes mentais, é algo relativo. Porque na hora da maior angústia, quando perdemos a razão e o discernimento, quando não somos compreendidos nem pelas pessoas que amamos e nem tão pouco pelos profissionais da área médica-psiquiátrica que se comprometem a ajudar-nos, creio que até o ateu mais convicto clama, mesmo que desta forma: "Ah, Deus, quem dera... que Tu realmente existisse, e aí do céu estivesse olhando para mim..."

Bom, voltando o foco para nosso ponto de partida, o que leva-me a inserir este novo post, como citei anteriormente, é o fato de alguns psicanalistas, psicólogos e psiquiatras centralizarem todo o seu arsenal em prol de "mudar ou destruir o sistema de crenças" quando descobrem que o paciente acredita em Deus. Isto parece um ponto de honra da psicanálise, e também da PNL, ou programação neuro-linguística, como se toda e qualquer terapia dependesse da incredulidade ou credulidade do paciente. Alguns profissionais (não todos) frisam que toda religião deve ser questionada, e fazem um trabalho direto ou indireto em que o ápice seria, se possível, eliminar completamente a crença religiosa. Bom, partindo deste ponto, estes profissionais desenvolveram uma crença tão forte nisto, defendendo este princípio freudiano com tanta convicção que, mesmo sem perceber, tratam-no como se ele por si próprio fosse uma religião, e recebem qualquer questionamento sobre os estudos de Freud como algo semelhante a uma blasfêmia a um ser inquestionável, na prática, como se Freud fosse um deus ou semi-deus. Logo, digo aos profissionais das áreas de psiquiatria e psicanálise que abordam os pacientes desta maneira que, se realmente toda religião deve ser questionada, que questionem a si próprios e a tudo que aprenderam a respeito de fé, crença e religiões.

(Hoje voltei à este post, depois de alguns dias, e trago outro sentimento: ao relê-lo, vi-me arrogante, como se fosse dono de toda verdade. Mas peço-lhes, desculpem-me o desabafo, todos os neuro-psicanalistas-psicólogos-psiquiatras, porém não vou apagá-lo, pois é o espelho do que senti naquele momento, ainda que seja, na verdade, o que penso (e creio), mas sou isso, as vezes, um turbilhão de pensamentos, há coisas que devem ser ditas, outras apenas guardadas, mas quando o homem torna-se uma metralhadora giratória, acerta o que está a sua frente, e até os passantes, que apenas passam, alheios aos fatos, sem culpa de nada. Mas fiquem com este consolo: quando se atira a esmo, para todos os lados, acerta-se a tudo e a todos, mas também a si mesmo: acertei minha unha encravada...

Não tenho o perfil dos que podem ser levado a sério todos os momentos, nem posso dar-me ao luxo de descartar toda ajuda ofertada. Eu preciso de Deus. E também de vocês. Tenham um bom dia. Obrigado).


8 comentários:

  1. Olá Claudio..
    Obrigado por deixar um comentário em meu blog.
    Sei pelo que vc está passando, ou passa...estou em tratamento há 3 anos e tem dias que eu não queria acordar...a terapia ajuda, mas não cura...
    Quanto ao seu comentário, realmente, a maioria dos médicos, psiquiatras, cientistas, enfim, não acreditam em Deus, acreditam na ciência, mas a ciência esta cada dia mais e mais tentando provar aos céticos, sejam eles doutores ou simples mortais, que sim Deus existe....
    é uma pena ainda ter psicólogos com este pensamento. Graças a Deus, que ele mesmo me encaminhou a uma psiquiatra que acredita sim na existência de Deus e te digo mais, todos os médicos pelo qual já passei e que de uma maneira ou de outra tem sua fé, sua crença, foram sempre os que melhor me atendeu e resolveu meus problemas...
    Força aí, eu sei que é difícil, mas Deus é maior e está em todo lugar nos amparando.
    Boa noite e boa semana
    Cleo....
    http://sonhodeliberdadecleo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Cléo. sua passagem por aqui foi confortante.

    Seja sempre bem vinda.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudio, o mais engraçado de se destruir uma crença e levantar a bandeira de ateu, é que a partir do momento que se acredita em qualquer coisa sobrenatural, cai a mascara do ateísmo. Hoje usa-se o termo ateu para travar uma luta particular contra Deus, já vi muitos umbandistas alegando serem ateus e os orixás onde ficam nesta história.
    Não importa qual seja o seu Deus, um homem sem religião é um animal sem alma.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, esses psiquiatras e psicólogos que reprimem religião estão desrespeitando os direitos humanos que protegem a liberdade de crença.

    E, na verdade, psiquiatria e psicologia SÃO religiões. Você não sabe o que quer dizer psiquiatria e psicologia? Psiquiatra quer dizer MÉDICO DA ALMA. Daí você pode deduzir.

    Eles querem que todo mundo siga a religião deles. Basta dar uma olhada nas várias novas doenças mentais que eles inventaram para ter mais seguidores...

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    OK OK , sou estudante de psicologia , concordo com algumas coisas ditas aqui...

    NO ENTANTO , já pararam para pensar no lado do Psicologo ? ou Psiquiatra ? ou no lado dos Médicos ?

    Só porque alguns não dizem nada sobre Deus..nao ker dizer q eles nao acreditem ou nao tenham alguma FÉ '

    ii só para INFORMAR : Significado de Psicologia

    Psicologia sf (psico+logia) que significa ESTUDO DA ALMA OU ESTUDO DA MENTE '

    ii PSIQUIATRIA , Ao contrario do q o rapaz ae de cima falou , PSIQUIATRIA significa :

    s.f. Estudo e tratamento das doenças mentais.

    Boa Tarde.

    ii uma frase para vocês pensarem : O PIOR CEGO, É AQUELE QUE NAO OUVE .!

    ResponderExcluir
  6. 1. OS MÉDICOS DE TODO TIPO,NÃO GOSTAM,NÃO CREEM,EM JESUS,DEUS,PORQUE ELES CURAM DE GRAÇA,TIRANDO A RENDA DELES!!!!!!!!DEUS CURA DE GRAÇA,TE ATENDE DE GRAÇA,E MUITO MAIS!!!!! 2.ELES NÃO ACREDITAM EM DEUS,MAS VIVEM NA TERRA QUE DEUS FEZ,E FAZEM USO DO QUE DEUS CRIOU!!!!! INTERESANTE ISSO;PESSOAS NÃO ACREDITAM EM DEUS,MAS RECEBEM VIDA DELE!!!!

    ResponderExcluir
  7. Pena que você é anônimo! Gostei tanto de seus pensamentos; São muito, mas muito parecidos com os meus e adorei a seguinte frase: O PIOR CEGO, É AQUELE QUE NÃO OUVE. Aprendi mais ainda e é o que mais gosto de adicionar à minha vida: CONHECIMENTOS. Obrigada Aldeni Costa. aldenibc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. sou bipolar. preciso repetir isso muitas vezes ainda para normalizar tanto essa frase, mas tanto, ao ponto de poder me apresentar como sou, sem medo das reações. no fim do ano passado me enchi de coragem e resolvi assumir a doença mais uma vez. por e-mail, contei a um professor, dentro logicamente de um contexto. escrevi-lhe dizendo que eu não compareceria á uma excursão pq estava numa virada maníaca. sabe o que ele respondeu? nada. absolutamente nada. tranquei a matrícula assim que estabilizei. sabe pq? pq eu vou cair de novo, vou deprimir de novo e vou entrar na mania de novo e eu estou cansada, mesmo muito cansada de arrumar desculpas pra todas as esferas da minha vida: professores, patrões, amigos, parentes...estou cansada de ter que construir mentiras elaboradas para justificar todas as minhas ausências. mas quando falo a verdade, o real motivo de não conseguir ou não poder sair de casa as pessoas se afastam. agradeço pelo blog. é importante saber que tem gente assumidíssima, de carne e osso, com nome e sobrenome. abraço

    ResponderExcluir


Comentários estão liberados por tempo indeterminado, pois não terei condições, por algum tempo, de moderá-los (estarei sem internet durante algum tempo então não sei quando exatamente retornarei) por isso comentem a vontade e os comentários serão publicados automaticamente, porém, fica assim, logo que consiga voltar e lê-los, caso haja algo ofensivo ou inadequado, irei deletá-los, ok? (porém, tenho que ser justo: todos que passaram aqui e comentaram ou não, até este momento, só trouxeram alegrias). Ah, sim... ainda em tempo, há um post muito indigesto neste blog, se chama "Será que vale a pena...?", este post é tão horrível que, até este presente momento, só mesmo eu tive coragem de comentá-lo, por isso, para promover aquele texto (poema????) horrendo, os heróis (que Deus lhes proteja) que conseguirem comentá-lo concorrerão a uma caixa vazia do meu remédio faixa-preta, com uma dedicatória e meu autógrafo. Fiquem com Deus, assim que possível, retornarei. Bye.